PUBLICIDADE

PT usará visita de Lula para turbinar pré-campanha no RS

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Compartilhe este post

Dirigentes e pré-candidatos do PT gaúcho nas eleições gerais deste ano, em especial os que integrarão a chapa majoritária, pretendem que as agendas do presidente Lula na cidade de Rio Grande na terça-feira, 20, funcionem como atos de pré-campanha. A avaliação, entre articuladores do partido no RS, é de que a vinda de Lula em janeiro, primeiro mês do ano eleitoral, reforça dois entendimentos.

Entre lideranças, os discursos vão todos na linha da agenda positiva. “Os compromissos do presidente aqui evidenciam que ele está à frente de um governo que traz resultados. Politicamente, a vinda do Lula é um evento que, além de animar a base, reforça as pré-candidaturas todas e o compromisso com a nossa majoritária”, elenca o presidente da sigla no RS, o deputado estadual Valdeci Oliveira.

“O presidente vem para fazer a maior entrega do Minha Casa Minha Vida no RS: 1.276 residências. Isto mostra a pujança da retomada do projeto, que é um dos pilares também do trabalho da reconstrução. E vem celebrar a retomada do polo naval, um grande investimento em parceria com a Petrobras. Na prática, as agendas mostram o compromisso com o nosso Estado, depois de tudo o que passamos”, completa o deputado federal Paulo Pimenta.

Agenda tem entrega de moradias e contrato para Polo Naval

São duas as agendas públicas do presidente Lula em Rio Grande nesta terça-feira, 20. Pela manhã, ele estará na cerimônia de entrega de 1.276 habitações do programa governamental Minha Casa Minha Vida, no Parque Residencial São Pedro II. O empreendimento teve construções iniciadas há uma década, e foi marcado por uma série de entraves. Agora, a entrega acabou abarcando ações de reconstrução pós-enchentes de 2024, com atendimento a famílias que perderam suas casas. O PT, que terá o ex-ministro da Reconstrução como candidato ao Senado, já definiu que nas eleições deste ano os bilhões que o governo federal destinou ao RS para fazer frente às consequências do evento climático estarão entre os temas centrais da campanha.

À tarde, Lula vai participar da cerimônia de assinatura de contrato entre a Transpetro e o Estaleiro Rio Grande, operado pela Ecovix, para a construção de cinco novos navios gaseiros (especializados no transporte de gases liquefeitos). A Ecovix foi a vencedora de licitação para a construção no ano passado, com uma proposta de 270 milhões de dólares. É o segundo contrato nos últimos 11 meses. O primeiro foi fechado no início de 2025, para a construção de quatro navios da classe Handy, também com a presença de Lula.

Os investimentos no polo naval e na região Sul do Estado são outro tema que receberá destaque na campanha petista deste ano, tanto da majoritária federal como da estadual. O polo naval viveu seu apogeu durante os governos petistas no país, entre 2010 e 2014, gerando forte crescimento econômico na região. A partir de 2014, contudo, uma combinação de fatores provocou sua derrocada. Eles incluíram, internamente, desdobramentos da operação Lava Jato, paralisação de encomendas da Petrobras e interrupção de grandes projetos. E, internacionalmente, a queda do preço do petróleo e a crise global do setor naval.

Politicamente, os anos de pujança seguiram garantindo um eleitorado fiel ao PT na região. No segundo turno de 2022, Bolsonaro obteve uma vantagem de 841 mil votos sobre Lula na eleição presidencial no RS. Mas, na cidade de Rio Grande, o petista ficou à frente, abrindo diferença de 42 mil votos. No mesmo ano, na disputa para o governo, Edegar Pretto não passou para o segundo turno. Mas, em Rio Grande fez, no primeiro turno, 16 mil votos a mais do que o governador Eduardo Leite. A preferência se repetiu em 2024. Mesmo trocando o candidato a prefeito quando faltava um mês para o pleito, o partido venceu a corrida, elegendo Darlene Torrada para comandar a administração municipal.
Correio do Povo

Leia mais

PUBLICIDADE