PUBLICIDADE

Quase 4 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem 2023

Compartilhe este post

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 registrou um total de quase 4 milhões de inscritos. Precisamente, foram contabilizadas 3.933.970 pessoas que se candidataram para realizar a principal prova de acesso ao ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e privado, através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Comparado ao ano de 2022, houve um aumento de 13,1% no número de inscrições. No ano passado, o Enem enfrentou uma baixa procura, atingindo o menor número de inscritos em 17 anos. Entre 2018 e 2020, o número de inscrições girava em torno de 5 milhões, com um pico de 5,8 milhões em 2020. Entretanto, de 2021 a 2023, as inscrições sofreram uma queda significativa, chegando ao registro mínimo de 3,3 milhões em 2022. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela organização do exame.

Dos inscritos, 63% obtiveram a isenção da taxa de inscrição e realizarão a prova gratuitamente. A gratuidade é garantida a pessoas de baixa renda que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Quase metade dos inscritos, 48,2%, já concluiu o ensino médio, enquanto 35,6% encerraram a graduação escolar este ano. Além disso, 15,8% são estudantes do primeiro ou segundo ano e farão a prova como treineiros, buscando a experiência e a familiarização com o exame.

O Enem é um importante instrumento de avaliação e seleção para o ingresso no ensino superior, sendo aguardado anualmente por milhões de estudantes em todo o país.

Com informações: Fernando Kopper

Leia mais

PUBLICIDADE