DestaquesEstadoGeralPolíticaRegião

Racha Político em Soledade: Saída do PSB desencadeia exonerações em secretarias do município

0
Compartilhe este post

Nesta terça-feira, 7 de novembro, foi confirmada a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da administração municipal de Soledade. A decisão foi anunciada por Edivaldo dos Santos, presidente do Poder Legislativo da cidade. O MDB, partido da prefeita Marilda Borges Corbelini, e o PL, partido do vice-prefeito, Sérgio Portela da Silva, tomaram essa decisão após uma reunião realizada na noite de segunda-feira, logo após a aprovação do projeto 62 na Câmara de Vereadores de Soledade.

Com a saída do PSB, ocorrerá a exoneração de dois secretários municipais, Filipe Martins, da pasta da Indústria e Comércio, e Elmar Antunes Aguirre, responsável pela Agricultura. Além disso, João Francisco dos Santos, ex-vereador do PSB que ocupava um cargo na prefeitura, também será exonerado.

A saída do PSB da administração aconteceu um dia após o partido ter solicitado que seu vereador, Eli de Macedo Arruda, votasse contra o projeto de empréstimo de R$ 24 milhões. No entanto, o vereador contrariou a orientação do partido e votou favoravelmente ao projeto. Essa divergência de posicionamentos levou ao rompimento da relação entre PSB e MDB.

A prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, justificou a saída do PSB do governo municipal, afirmando: “Eu tenho palavra e compromisso, mas do outro lado não tinha”. Ela ressaltou que a decisão foi tomada devido aos posicionamentos do PSB contrários à administração e que a coligação já não tinha o compromisso mútuo necessário.

Mesmo com a discordância em relação ao projeto, o vereador Eli de Macedo Arruda, representante do PSB, votou a favor do mesmo, alegando que fazia parte da administração e que o projeto beneficiaria a comunidade. O PSB está considerando a possibilidade de expulsar o vereador do partido.

A saída do PSB do governo municipal de Soledade resulta na abertura de vagas nas Secretarias de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo e Agricultura da cidade. A prefeita informou que Laura Busato (MDB) continuará coordenando os trabalhos na primeira secretaria, enquanto a segunda pasta será ocupada por Maristela Pederiva. No entanto, a prefeita ainda não confirmou oficialmente esses nomes como secretários, afirmando que tomará a decisão com cuidado e calma. Até lá, Marilda assumirá temporariamente essas secretarias para garantir a continuidade do trabalho.

Fonte: Rádio Cristal

Mais em Destaques