A Black Friday 2024 bateu um novo recorde no Reclame AQUI, com 14,1 mil reclamações registradas, superando a marca histórica já alcançada em 2023. Durante a tarde desta sexta-feira (29), o volume de reclamações ultrapassou o total do ano anterior, consolidando o impacto deste evento promocional no comportamento dos consumidores brasileiros.
feira foi de 1,3 milhão.
Consequentemente, este cenário se refletiu no volume de reclamações. As empresas mais reclamadas estão são dos setores de varejo, telefonia, apostas e beleza e cosméticos. Os rankings podem ser conferidos neste link.
O cofundador do Reclame AQUI, Felipe Paniago, observa que “a maioria das empresas do ranking, mesmo que tenham recebido um volume acima da média de reclamações, têm boas reputações, o que é reconhecido pelos consumidores. Agora, é importante acompanhar como essas empresas irão tratar essas insatisfações.”
Ao expandir o olhar para as 50 empresas mais reclamadas, a pluralidade é ainda mais evidente. Marcas de alimentos, supermercados, fast food, moda e farmacêuticos demonstram que o consumidor aproveitou a Black Friday para explorar uma variedade de produtos e serviços, fugindo do foco exclusivo no varejo tradicional.
Os dados revelam que os desafios tradicionais da Black Friday continuam presentes. Os maiores motivos de insatisfação por parte dos consumidores foram:
● Atraso na entrega (17,41%)
● Propaganda enganosa (16,98%)
● Produto não recebido (15,27%)
● Estorno do valor pago (10,42%)
● Problemas na finalização da compra (4,19%)