DestaqueGeral

Resumo da Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Espumoso 28 de setembro

0
Compartilhe este post

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO

Aprovado por unanimidade o Pedido de informação do Vereador Vagner dos Santos para que seja informado o nome de todos os candidatos que exercem Cargos de Confiança e que prestaram o último concurso público. O presente pedido se faz necessário pela possível ocorrência da violação do princípio da impessoalidade.

Aprovado por todos os Vereadores o pedido de informação do Vereador Odil Diogo Missio para que seja informado a esta casa se existe convênio ou contrato firmado entre o poder executivo e a RGE para efetuar as podas das árvores. Se não existe, quais as normas utilizadas para as podas e se o município é informado quando ocorrerão as podas e quais os locais. A presente informação se faz necessária devido a grande reclamação de pessoas ao verem as árvores serem praticamente destruídas.

Aprovado por unanimidade o requerimento da Vereadora Sônia Maria Cambrussi Dolci para que o Presidente da Casa providencie o aumento de salário da funcionária Maria Helena Batista Vilarinho, justificando que como o Poder Executivo realizou melhoria no salário dos funcionários públicos, que seja feito para a Auxiliar de Serviços Gerais do Poder Legislativo nos mesmos moldes e retroativo a maio.

Aprovado por todos os Vereadores a proposição do Vereador Leoberto Comin para que seja encaminhado ao senhor Prefeito Municipal e ao Conselho Municipal de Trânsito, pedido de estudo sobre a viabilidade de construção de um retorno para os automóveis na Av. Fernando Ferrari com a Av. Ângelo Macalós, antes do canteiro com o painel eletrônico. Leoberto explicou: “Para isso se faz necessário um estreitamento do canteiro central, deixando a pista que desce mais larga, possibilitando assim que o carro possa realizar a conversão à esquerda ou parando se tiver pedestre sobre a faixa de segurança sem trancar o trânsito. Cito como exemplo o retorno próximo ao fórum na cidade de Passo Fundo, que quem desce da praça faz o retorno antes da Av. Brasil na rua. Hoje os condutores para retornar necessitam descer até a Rua Pedro Luiz Faccioni ou adentrar na Av. Ângelo Macalós até a Travessa São Jorge, aumentando assim o fluxo de carros no centro, inclusive em frente ao colégio Clemente Pereira, o que se torna perigoso nos horários de saída dos estudantes. Este é um anseio de pessoas da comunidade as quais me solicitaram esta proposição”.

 

EXPEDIENTE VERBAL

O Vereador Altieris dos Santos solicitou ao Poder Executivo que tome providências sobre o grave problema de saúde pública no Lar do Idoso do Arroio da Prata. Em uma oportunidade, ele e o Vereador Vagner estiveram lá fazendo uma visita e se depararam com banheiros entupidos e cheios de fezes, pois estava há quatro dias sem água e no último final de semana isto voltou a se repetir. Altieris pede então que o Poder Executivo tome as providências com urgência, por que se não, será obrigado a levar esta situação ao Ministério Público.

Altieris fez ainda outras solicitações:

– Envio por parte do Executivo, da cópia do alvará do PPCI do Corpo de Bombeiros.

– A relação dos funcionários que trabalham no Asilo do Arroio da Prata e a carga horária de cada um.

– Que o Executivo providencie a limpeza ao redor do campo do América, situado próximo ao Distrito Industrial, e também a instalação de água e luz no local, para que assim possam ligar um refrigerador e lavar o rosto em dias de jogos.

O Vereador Luiz Marchese solicitou que sejam ativadas as câmeras de vigilância o mais rápido possível para que os Munícipes sintam-se mais protegidos. Também comentou que lhe chama a atenção a inexistência de placas indicativas de ruas na cidade e que muitas estão danificadas, pedindo assim uma providência sobre isso.

Marchese solicitou ainda para que seja efetuada a limpeza nas ruas da cidade e informações sobre os motivos da paralisação das obras do asfalto na Rua Pedro Luiz Faccioni e também do ginásio de esportes da Vila Arroio.

O Vereador Leoberto Comin solicitou ao Poder Executivo que tome conhecimento e faça os reparos necessários da estrada que liga a Linha Seca a Costa do Jacuí, pois tem uma parte que a estrada é mais baixa do que a lavoura e acumula água, fazendo com que quem por ali passa, tenha que entrar na lavoura do Ademar Feltrin. Leoberto solicitou também para que seja pintada uma faixa de segurança na Rua Pedro Luiz Faccioni, em frente à loja Vest Mania, pois são muitas as crianças que saem da escola Clemente Pereira e passam por ali. E devido ao grande fluxo de veículos e a velocidade dos mesmos, encontram dificuldades em atravessar a rua.

O Vereador Jorge Ranzi solicitou que seja feito reparos na estrada que vai à propriedade do Senhor Gentil José de Moraes na Linha Turvo, pois estão com dificuldades de transitar por lá. Jorge solicitou ainda reparos na estrada que vai para as propriedades das famílias Cavalli, Nazari e Lupatini na Volta Alegre.

A Vereadora Andréia Ortiz de Moraes solicitou que sejam colocadas placas indicativas com a distância e o local de cada comunidade no interior, pois as pessoas tem dificuldade de localizá-las por falta de comunicação.

                                  

EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO

Aprovado por unanimidade o projeto de Lei n.º 064/2015 que autoriza o Município de Espumoso a receber em doação o imóvel que especifica para a construção de uma quadra coberta na localidade de Campininhas, com o parecer favorável das comissões.

COMUNICAÇÕES DE LÍDERES

 

A Vereadora Andréia Ortiz de Moraes, líder da Bancada do PP, convidou a todos para o Festival do Chopp na comunidade do Depósito no sábado, 03 de outubro.

O Vereador Vagner dos Santos, líder da Bancada do PDT, convidou toda a comunidade espumosense para que votem nos conselheiros tutelares na eleição que ocorrerá neste domingo, 04 de outubro.

A vereadora Sonia Maria Cambrussi Dolci, líder do Governo, informou que não houve autorização por parte do Executivo para que pessoas se instalassem no campo da Norte América e também convidou para que todos votem nos Conselheiros Tutelares na eleição de domingo.

Produção e edição: Criare Agência de Publicidades.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais em Destaque