DestaquesEstadoGeralSaúde

Rio Grande do Sul registra crescimento nas internações por Covid-19, aponta boletim da Fiocruz

0
Compartilhe este post
Odonto

O Rio Grande do Sul encontra-se entre os estados brasileiros que apresentaram aumento no número de internações por Covid-19, de acordo com o boletim mais recente da InfoGripe divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira. O período analisado compreendeu de 29 de outubro a 4 de novembro. Além do RS, Bahia, Santa Catarina e São Paulo também experimentaram elevação nas hospitalizações devido à doença.

Por outro lado, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná já demonstram sinais de possível interrupção no aumento dos casos semanais. O Distrito Federal, juntamente com o Rio de Janeiro, integra o cenário de reversão desse crescimento.

O boletim também revelou que aproximadamente 15% dos novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 envolvem crianças de 0 a 4 anos de idade, reforçando a importância da estratégia de vacinação para essa faixa etária.

O pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressaltou que antes da vacinação da população adulta, essas crianças representavam apenas cerca de 1% das internações. Com os adultos mais protegidos pelas vacinas, as crianças pequenas, muitas das quais ainda não estão completamente vacinadas contra a Covid-19, passaram a ser parte dos grupos etários mais afetados pelos casos graves da doença, ficando atrás apenas dos idosos.

Gomes enfatiza a importância de vacinar as crianças pequenas, comparando a situação com o que ocorre em relação à gripe. Ele destaca que, com a vacinação em dia e o uso de máscara em situações específicas, é possível reduzir significativamente o risco de transmissão do vírus da Covid-19.

Ao analisar a evolução dos casos de SRAG por faixa etária entre setembro e outubro de 2023, observa-se que as crianças de até 4 anos representaram aproximadamente 15% dos novos casos semanais de SRAG por Covid-19. Esse percentual é inferior apenas aos apresentados pelos pacientes de 60 a 79 anos e a partir de 80 anos de idade, ambos respondendo por cerca de 30% dos casos semanais de SRAG por Covid-19 em cada grupo.

Estados com sinal de crescimento na tendência de longo prazo incluem Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP). Nos estados BA, RS, SC e SP, o aumento é observado principalmente nas faixas etárias da população adulta, relacionado ao Sars-CoV-2 (Covid-19).

Já os estados com possível interrupção do crescimento são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Por fim, Distrito Federal e Rio de Janeiro apresentam sinais de início de queda.

Mais em Destaques