GeralSaúdeÚtimas Notícias

Secretaria de saúde implantará novos horários para atendimento da população

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

Buscando melhor atender a comunidade e terminar com as filas de espera na madrugada em busca de atendimento, a Secretaria Municipal de saúde iniciará a partir de setembro um novo modelo de atendimento dos pacientes da rede municipal de saúde.

Os usuários, a partir da implantação serão atendidos através da classificação de risco, em vez de fila, a prioridade passa a ser o estado de saúde do usuário. Todos os usuários serão atendidos nas unidades, sendo que os casos mais graves terão atendimento prioritário, assim como haverá agendamentos para as situações de menor complexidade.

O novo horário de atendimento das unidades de saúde será das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 horas, de segunda- à sexta-feira. Os casos de emergência continuarão sendo atendidos normalmente, nas Unidades de Saúde como nos Plantões Hospitalares do Hospital.

De acordo com a Secretária Marileisa, a intenção é melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. “ O programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e local, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. ” Destacou.

Como vai funcionar?

O usuário se dirige a uma das Unidades e passa inicialmente por uma avaliação dos profissionais disponíveis, oportunidade em que é feito um diagnóstico prévio com posterior encaminhamento para a consulta.

Este método de atendimento, entre outros procedimentos que aos poucos estarão sendo implementados nas Unidades de Saúde, seguem os protocolos específicos de classificação de risco, regulamentados pelo Ministério da Saúde.

O objetivo de tudo isso é a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde oferecidos em Espumoso. Para maior esclarecimento aos usuários a secretaria está criando uma sala de espera nas Unidades de Saúde para explicar a dinâmica desse novo que irá acabar com as filas para retirada de fichas em busca de atendimento médico.

Mais em Geral