CidadeDestaquesEducaçãoGeralSaúde

Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social levam até as escolas a prevenção contra o Aedes aegypti 

0
Foto: Prefeitura Municipal de Espumoso
Compartilhe este post

 

Ana Lanches

No mês de novembro, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através das agentes de endemias, uma série de palestras, com o objetivo de incentivar cuidados com o mosquito transmissor da dengue, febre amarela, febre zica e chikungunya.

O projeto contou ainda com o apoio do programa Primeira Infância Melhor – PIM, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Nos eventos foram apresentadas palestras, vídeos, brincadeiras e apresentações educativas, com interesse de chamar a atenção das crianças para o problema.

Como prevenir a dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

*Prefeitura Municipal de Espumoso.

Mais em Cidade