DestaquesGeralPrevisão do TempoRegião

Semana começa com frio intenso, temperatura negativa e chance de neve no RS

0
Foto: Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press/Estadão Conteúdo
Compartilhe este post

 

Ana Lanches

O frio, que voltou ao Rio Grande do Sul com mais força neste fim de semana, seguirá no Estado ao longo da semana. Uma intensa massa de ar frio de origem polar provoca queda mais acentuada na temperatura nesta segunda-feira (19) em todo o Estado. A baixa temperatura provocará geada em praticamente em todas regiões, com exceção de parte da Grande Porto Alegre e do Litoral Norte, segundo a Somar Meteorologia.

O frio mais intenso deve ser registrado na terça-feira (20) no Estado. No entanto, esta segunda-feira já será marcada por temperaturas mais baixas, com possibilidade de neve durante a madrugada na região de Serra. A movimentação do ciclone extratropical que atua próximo à costa gaúcha, injetando mais umidade sobre o Estado, associada à baixa temperatura cria condições para o fenômeno, segundo a Somar.

“O ar já está extremamente frio e a temperatura vai baixar ainda  mais, pois o ar frio de origem polar está justamente avançando com força sobre o Sul. Nessa situação de ar muito frio e úmido , não se poderia descartar a chance de voltar a nevar ou de ocorrer outras formas de precipitação de inverno na madrugada e manhã da segunda-feira, 19 de julho”, informa a Somar.

Pejuçara, no Noroeste, São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, Soledade, no Norte, e Três Passos, no Noroeste, devem registrar a temperatura mais baixa no Estado nesta segunda-feira: -4ºC. Em Espumoso, os termômetros devem registrar temperatura entre  2°C e 13°C ao longo do dia.

Na terça-feira, o frio se espalha mais, e o amanhecer ainda será com geada em boa parte do Estado. Na quarta-feira (21), a chance de geada diminui, com incidência maior na Campanha, em Santa Maria e em Passo Fundo.

A partir de quinta-feira (22), apenas a região de Bagé, na Campanha, deve ter geada. Até o fim de semana, o frio intenso perde força, com sensação de frio maior apenas na madrugada e nas primeiras horas do dia, segundo a Somar.

*Com informações de GZH.

Mais em Destaques