CidadeDestaquesGeralPrevisão do TempoRegiãoÚtimas Notícias

Semana no RS começa com alto risco de temporais fortes, aponta MetSul

0
Compartilhe este post

A semana no Rio Grande do Sul começa com alto risco meteorológico por uma variedade de condições e fenômenos de grande escala, que podem provocar chuva forte a intensa. Há ainda grande possibilidade de temporais fortes a severos em diferentes pontos do Estado, segundo informações da MetSul Meteorologia.

Até a manhã deste domingo, a precipitação estava entre 250 mm e 300 mm nas áreas de Uruguaiana e de Alegrete, com acumulados de 100 mm a 200 mm em vários pontos do Centro para o Oeste gaúcho. Havia inundações e os rios na região subiam rapidamente. Uruguaiana decretou situação de emergência.

Uma massa de ar quente e úmida vai seguir sobre o Sul do Brasil até quarta-feira, o que vai favorecer episódios de chuva isoladamente forte a torrencial em curto período com risco de temporais isolados em que podem ocorrer rajadas de vento forte, sobretudo da tarde para a noite. As ocorrências não são generalizadas, portanto não chove forte ou há temporal em todas as cidades.

Uma frente fria avança pelo RS entre a madrugada e a manhã da quinta-feira com grande intensidade à medida que o ar mais frio encontrará ar muito quente e úmido em sua dianteira, gerando grandes nuvens de tempestade.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma nova onda de tempestades no Sul do País, especialmente no Rio Grande do Sul, até a próxima quarta-feira (20), com pancadas de chuva e rajadas de vento acima dos 70 quilômetros por hora (km/h), além da possibilidade de granizo.

Em Espumoso, a mínima é de 20°C e a máxima pode ultrapassar os 30°C.

Mais em Cidade