DestaquesEducaçãoGeral

Senado aprova projeto que adia Enem

0
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Compartilhe este post

Texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara antes de seguir para sanção. 

O Senado Federal aprovou na noite de terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 1.277/2020, que adia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus. O tema ainda precisa passar pela Câmara.

O projeto foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra. O único senador a se opor foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

O projeto, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), prevê o adiamento “das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior” em casos de calamidade pública e o ou de comprometimento do funcionamento regular das instituições de ensino do país. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/1996) para prever que provas de seleção para ingresso no ensino superior sejam automaticamente prorrogadas “até que sejam concluídos os respectivos anos letivos”.

O Enem teve, até agora, 3,5 milhões de inscrições, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, defende a realização da prova na data prevista. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições vão até a próxima sexta-feira (22). As provas do Enem estão marcadas para 1º de novembro (linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias) e 8 de novembro (ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias). Também serão previstas provas digitais, nos dias 11 e 18 de outubro.

*Com informações AgênciaBrasil

Mais em Destaques