Visto como tabu, o tema do suicídio ainda é tratado com muita cautela entre as pessoas. Pensando em desmistificar este assunto, abordando a valorização da vida e a prevenção do suicídio é que surgiu a campanha Setembro Amarelo.
O Hospital Notre Dame São Sebastião, através da Comissão de Humanização, realizou nesta segunda-feira (16) uma ação externa que mobilizou a comunidade Espumosense. Produzidas por pacientes da Unidade de Saúde Mental, caixas com pílulas de autocuidado foram distribuídas em diversas instituições e comércios da cidade.
“O envolvimento dos pacientes da Unidade de Saúde Mental com esta ação foi muito importante porque é uma forma que temos de promover a socialização e reintegração dessas pessoas”, destacou a psicóloga clínica do hospital, Raphaela Arend Mendes.
Para a coordenadora da Comissão de Humanização, Ana Flávia Marafon, agir de forma a promover a saúde mental e deixar esse tema, que é carregado de tabu e estigma, mais acessível, foi o objetivo da ação. “O Hospital faz parte da comunidade e não poderíamos deixar de estarmos engajados nesta campanha. A ideia é pensar na valorização da vida e de autocuidado e também fortalecer as redes de apoio, realizando a ação de forma externa”, concluiu.
Foram distribuídas mil mensagens de autocuidado, divididas em diferentes caixas, que poderão ser acessadas pela comunidade em diversos locais do município de Espumoso.