AgriculturaDestaquesGeralNegóciosRegião

Soja: chuva de até 150 mm em janeiro pode amenizar estiagem

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

Janeiro de 2022 chega com a previsão do tempo indicando que a chuva retorna ao estado com maior intensidade, comparando com novembro e dezembro. De acordo com os meteorologistas as médias devem ficar com volumes de cerca de 150 mm, acima do esperado para o mês. A previsão é de que a situação seja registrada no Paraná, em Santa Catarina e no grande faixa norte do Rio Grande do Sul.

É a partir do dia 02 que agrometeorologistas apostam que a umidade venha de forma mais uniforme para o estado gaúcho, ajudando, com isso, no estágio final do plantio da soja. Em Espumoso a situação já começa a melhorar nos primeiros dias do mês, visto que entre os dias 03 e 06 a previsão indica pelo menos 40 mm  de chuva.

No sul gaúcho, porém, os níveis não ultrapassam 50 mm. A notícia seria boa se não tivesse chovido tão pouco nos meses anteriores, provocando perdas nas lavouras sulistas.

Chuva em fevereiro e março

Em fevereiro e março não há mudança significativa no clima, ou seja, a chuva permanece acima da média no Norte e abaixo no Sul. A diferença, contudo, é de apenas 50 mm aquém do normal.

Se confirmada, a situação pode diminuir as perdas com a estiagem, que já levaram o município a decretar situação de emergência nos governos federal e estadual. De acordo com levantamentos da Emater, o prejuízo já ultrapassam os 100 milhões de reais.

 

Mais em Agricultura