Em algumas de suas entrevistas neste ano, Roger Machado emulou Sir Alex Ferguson, histórico treinador do Manchester United, que dizia: “Um bom ataque ganha seus jogos, mas é uma boa defesa que garante que você ganhe campeonatos”. O Colorado não apenas repetiu a frase, mas também organizou um sistema defensivo sólido para enfrentar o Campeonato Gaúcho. Em 11 jogos oficiais na temporada, a equipe sofreu apenas cinco gols, todos em jogadas de bola parada, incluindo dois de pênalti.
Como o Inter venceu o primeiro Gre-Nal por 2 a 0, será campeão se não sofrer gols no Beira-Rio, domingo. Aliás, garantirá o título mesmo perdendo, desde que por uma diferença máxima de um gol. Portanto, ter uma defesa sólida é um trunfo essencial nesta decisão, ainda mais com a vantagem conquistada na Arena.
Logo após o primeiro Gre-Nal, Roger afirmou que estabelecerá novas estratégias. Embora não tenha dito de forma expressa, ele provavelmente não recuará o time, mas adotará um esquema mais cauteloso, posicionando o volante mais próximo da linha de zagueiros. Esse sistema, aliás, já foi testado nos minutos finais do último jogo.
“Estaremos mais recuperados (fisicamente), mas também não adianta recuperar hoje e eu querer enfiar o pé na semana de volume e intensidade. É escolher os conteúdos certos, descansar, rever a estratégia da partida, rever o jogo muitas vezes e montar uma estratégia para o próximo”, afirmou Roger.
O técnico não deverá ter desfalques. Nas imagens divulgadas do treino de ontem, no CT Parque Gigante, todos os principais jogadores estavam em campo trabalhando normalmente. Portanto, Roger terá mais opções para escalar a equipe, especialmente no setor ofensivo.
*Correio do Povo