PUBLICIDADE

Temporais e queda de granizo persistem no Sul do Brasil, alerta MetSul Meteorologia

Compartilhe este post

Desde a última terça-feira, uma série de tempestades tem assolado os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deixando um rastro de destruição e preocupação. De acordo com a MetSul Meteorologia, a região sul do Brasil continuará sob a influência desses temporais ao longo desta quinta-feira.

Um dos fenômenos mais preocupantes tem sido a queda de granizo, que atingiu proporções significativas em diversos pontos, resultando em danos consideráveis nos dois estados afetados. Na quarta-feira, dezenas de municípios gaúchos foram surpreendidos pelo granizo, inclusive a capital Porto Alegre.

A MetSul analisou a situação meteorológica e projeta uma mudança na dinâmica das instabilidades. A tendência é que as áreas mais intensas de instabilidade desloquem-se em direção ao Norte do Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira. Com essa mudança, a previsão é de que as regiões Oeste, Centro e Sul gaúchos experienciem uma melhora gradual nas condições climáticas, com a gradual aparição do sol ao longo do dia.

Contudo, a MetSul mantém o alerta para a possibilidade de temporais isolados, raios, ventos fortes e, especialmente, queda de granizo em algumas localidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul. Isso abrange áreas como o Norte da Serra e dos Aparados, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, além do Planalto, englobando municípios mais próximos à fronteira com Santa Catarina.

A empresa meteorológica ressalta que, ao longo do dia, alguns desses temporais podem atingir níveis de intensidade de fortes a severos, ainda que em áreas muito localizadas. A possibilidade de ocorrência de vendavais pontuais e queda de granizo de diferentes tamanhos não está descartada. Essa situação se deve ao encontro da frente fria avançando para o Norte com massas de ar quente em sua frente.

Com informações: Clic Espumoso

Fonte: Correio do Povo

Leia mais

PUBLICIDADE