DestaquesGeralSaúde

Veja como emitir o comprovante de vacinação contra a covid-19

0
Aplicativo Conecte SUS (Foto: Agência Brasil - Marcelo Camargo)
Compartilhe este post

 

Na medida em que a vacinação contra acovid-19 avança no Brasil e no mundo, novos protocolos são criados para garantir segurança sanitária e comprovação de imunização. Com a reabertura gradual do comércio e a retomada das viagens, um aplicativo vem ganhando espaço nos telefones dos brasileiros recém-imunizados: o Conecte SUS, plataforma que permite acesso rápido e digital ao comprovante de vacinação – documento que passa a ser obrigatório no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira, 18 de outubro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Conecte SUS dá acesso a dados como o tipo de vacina aplicada, o lote, o local e a data em que cada uma das doses foi aplicada. A plataforma está disponível nas lojas Google Play e Apple Store e pode ser acessada gratuitamente. Somente na loja da Google, mais de 5 milhões de downloads já foram feitos.

Apesar do lançamento em 2020, é neste ano, após o crescimento do número de imunizados, que os brasileiros começaram utilizar com maior frequência o aplicativo.

A plataforma oferece tradução automática dos certificados para inglês e espanhol, caso seja necessário. O usuário também tem a alternativa de imprimir o documento fornecido a partir dos dados do Conecte SUS e apresentar em locais solicitados, como pontos de check-in.

Como obter o certificado de vacinação contra a covid-19:

O caminho inicial para ter acesso ao certificado de vacinação envolve ter conta de usuário no site gov.br. Além disso, o interessado em acessar o documento através do Conecte SUS precisa fazer o download do aplicativo.

Após os procedimentos, é possível ter acesso digital à carteira de vacinação. O Ministério da Saúde esclarece que o documento tem validade em território nacional, mas pode ser utilizado por outros países.

Passo a passo:

Passo número 1 – Acesse o site gov.br e selecione a opção entrar. Caso você já tenha esse acesso, pular para o passo 5.

2- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”. Clique na opção e selecione entre uma das opções de cadastro (uma das melhores maneiras é utilizando o CPF).

3 – Após o preenchimento dos campos solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Você deve copiar e colar no campo indicado na página

4 – Após, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Feito esse processo, seu cadastro no site gov.br está confirmado.

5 – De posse do login e da senha no site gov.br, você deve acessar o site ou baixar o aplicativo Conecte SUS na loja digital do seu sistema operacional (iOS ou Android). Os dados registrados no site gov.br serão solicitados

6 – Você terá acesso a um menu de opções, como vacinas, exames, entre outros. Clique no ícone da seringa.

7 – Essa opção vai mostrar as doses de vacinas já aplicadas em você contra a covid-19, independentemente se você recebeu apenas uma ou duas doses do imunizante.

8 – Clique no nome da vacina, que está escrito em azul.

9 – Abaixo dos dados da vacina, existe um bloco azul com os seguintes dizeres “Certificado de Vacinação”

10 – Uma página com o ícone da bandeira do Brasil aparece na tela. Clique na seta localizada no canto superior direito da tela para ter acesso ao mesmo conteúdo em PDF, que pode ser compartilhado por e-mail ou redes sociais. Caso você queira o QR Code, arraste para baixo e clique no código cifrado. Nesse caso, um QR Code aparece novamente.

*GZH.

Mais em Destaques