A estação mais quente do ano inicia nesta terça-feira (21) às 12h59, pelo horário de Brasília. O começo da estação é marcado pelo solstício de verão, ou seja, este será o dia mais longo do ano, e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios do sol, explica o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa, Aldemir Pasinato.
O fenômeno La Niña deve influenciar todo o verão no Brasil. Pasinato relata que esse é o segundo verão seguido com o fenômeno La Niña.
Outra característica do verão 2021/2022 é a irregularidade de chuvas. De acordo com o analista, a chuva ficará abaixo da média e ocorrerá um déficit de precipitação em muitas áreas. Em algumas regiões, no decorrer da nova estação, a estiagem pode atingir níveis de moderada a forte com possibilidade de ser severa em alguns municípios.
Teremos um verão com temperaturas elevadas, devido a pouca nebulosidade, porém não haverá máximas históricas. Pasinato avalia que este verão será parecido com o dos últimos anos.
Até quarta-feira, a expectativa é de chuvas irregulares de no máximo 20 milímetros. Para o Natal e Ano Novo, não há possibilidades de chuva, relata o analista de meteorologia da Embrapa.
RÁDIO UIRAPURU






