GeralPolíciaRegiãoSegurança

Vitória da segurança: quatro criminosos são mortos em confronto com a polícia no final de semana no RS

0
Créditos: Leandro Vesoloski e Divulgação/BM
Compartilhe este post

Quatro criminosos foram mortos pela Brigada Militar em confrontos com a polícia no final de semana. Durante as ações um policial ficou ferido. As trocas de tiros ocorreram em Marau e Passo Fundo no norte do Rio Grande do Sul e em Pelotas no Sul do Estado.

O caso mais recente ocorreu em Marau, distante cerca de 30 quilômetros de Passo Fundo, onde na noite de sábado, 29, dois homens armados chegaram em uma residência no centro da cidade em uma caminhonete VW/Saveiro roubada na cidade de Vila Maria, pularam a grade da casa, entraram pela porta da frente e anunciaram o assalto.

No local os criminosos fizeram um advogado, sua esposa e a empregada doméstica da residência como reféns. Os três permaneceram sobre a mira de armas durante cerca de uma hora enquanto os bandidos reviravam a casa em busca de dinheiro e objetos de valor.

A Brigada Militar e a Polícia Civil tomaram conhecimento do fato e cercaram a residência, momento em que os criminosos tentaram deixar o local levando os reféns em um veículo da família.  As vítimas foram usadas como escudo humano. A proprietária da casa chegou a ser colocada dentro de um dos automóveis quando iniciou um confronto entre marginais e polícia.

Um dos homens que invadiu a casa morreu no local. Ele foi identificado como Marcos Luciano Cardoso, morador de Passo Fundo. O outro criminoso foi ferido com um tiro na cabeça e foi conduzido ao hospital para atendimento médico em estado grave. Ele foi identificado como Janatan Felipe Lucca. Ambos possuíam diversas passagens pela polícia.

Horas antes, durante a madrugada de sábado, um policial militar foi ferido e dois bandidos mortos no distrito de Bela Vista, próximo ao perímetro urbano de Passo Fundo, após três homens ter assaltado um clube na cidade de Ronda Alta.

Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais recebeu a informação de que os criminosos usavam um veículo VW/Polo de placas DLB 2573, o qual passou em alta velocidade pela viatura, dando início à uma perseguição, visto que não obedeceu a ordem de parada dos policiais. O acompanhamento se deu em alta velocidade e logo após a primeira entrada do distrito de Bela Vista os tripulantes do veículo começaram a efetuar disparos de arma de fogo contra a guarnição que revidou.

Durante o atendimento a ocorrência verificou-se que o veículo era tripulado por três indivíduos, que ao parar o automóvel no acostamento passaram a atirar contra a guarnição. Um policial foi ferido por um projetil que entrou próximo ao cotovelo , transfixou o braço, saído na altura do ombro.

Um indivíduo conseguiu fugir para o mato e outros dois foram atingidos por tiros. A guarnição prestou socorro imediato, conduzindo os feridos ao hospital onde foram atendidos, porém não resistiram aos ferimentos vindo a óbito. Eles foram identificados como como Leandro dos Santos de Souza,26 anos,  e Everton da Silva Trindade, 39 anos, moradores de Passo Fundo.

O policial passou por exames e atendimento médico e não corre risco de morte.

Na noite de sexta-feira, 28, no Sul do Estado,  Guadalupe Silveira, 32 anos, teria reagido a uma abordagem no bairro Lindóia em pelotas. Segundo a Brigada, ele teria atirado contra os PMs, que revidaram. Anderson foi atingido por tiros e morreu no local. Na ação, a polícia apreendeu uma pistola.

As redes sociais onde foram publicadas as matérias relatando o confronto foram invadidas por milhares de mensagens exaltando a ação dos policias. O morador de Marau que teve a casa invadida e ficou como refém juntamente com sua esposa e funcionária, qualificou a ação da Polícia Civil e Brigada Militar como um trabalho de alto nível. “São profissionais exemplares, só tenho a agradecer a eles. Foram prontos, enérgicos, e acima de tudo profissionais. Trataram a ação como tem que ser, não dá para dar moleza. Foram profissionais do mais alto nível” concluiu a vítima.

Fonte: Leandro Vesoloski/Rádio Uirapuru

Mais em Geral