GeralRegião

Wesp confirma construção de cadeia feminina e anuncia reforma no Presídio Regional de Passo Fundo

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

O projeto para o novo presídio feminino em Passo Fundo já existe e está na Secretaria Estadual de Obras está em fase de licitação. A nova unidade abriria 286 vagas no sistema penal..

No último dia 13 de janeiro, o Secretário da Administração Penitenciária do Estado, Cesar Faccioli, em entrevista na Uirapuru, confirmou a construção de uma cadeia feminina entre Passo Fundo e Carazinho, às margens da BR-285.

De acordo com Faccioli, o projeto para o novo presídio feminino em Passo Fundo já existe e está na Secretaria Estadual de Obras está em fase de licitação. A nova unidade abriria 286 vagas no sistema penal.

Conforme o deputado estadual Mateus Wesp (PSDB), a obra é muito importante, pois em toda a 4ª região penitenciária não existe nenhuma cadeia feminina. O novo presídio vem para desafogar o sistema penitenciário, criando novas vagas e retirando as mulheres das penitenciárias masculinas.

De acordo com Wesp, ainda em 2019 o Governo do Estado iniciou os trabalhos para tirar o projeto do papel. O investimento é de cerca de R$ 18 milhões, sendo R$ 8 milhões do Governo Federal e o restante contrapartida do Estado. O projeto já está na central de licitação e aguarda a abertura das propostas, que deve acontecer ainda em fevereiro ou março. Após definido o processo licitatório, o prazo para construção é de 12 meses. A cadeia terá 286.

Recentemente, o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, revelou ser contrário a construção da cadeia nas proximidades do município. Conforme Wesp, é importante ouvir todas as opiniões, entretanto não deve interferir na construção, pois essa é a única área de propriedade do Estado em Passo Fundo.

O deputado Mateus Wesp atualizou ainda a situação do Presídio Regional de Passo Fundo. Conforme o parlamentar, está previsto uma reforma na unidade em 2021. A licitação para as melhorias deve ser aberta já na próxima semana.

*Rádio Uirapuru

Mais em Geral