O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que transforma as mensagens de áudio no aplicativo em textos. Com a novidade, os usuários poderão economizar tempo ao ler o que foi dito pela outra pessoa, em vez de ouvir a gravação.
A ideia é permitir que você saiba o conteúdo da mensagem de voz quando não quiser ouvir um áudio muito longo ou quando estiver em um ambiente barulhento. Para isso, será preciso habilitar o recurso nas configurações e selecionar áudios que deseja transcrever (veja abaixo como fazer).
As transcrições geradas pelo aplicativo ficam armazenadas no seu celular e, assim como as demais mensagens, são protegidas por criptografia de ponta a ponta. De acordo com o WhatsApp, ninguém, nem mesmo a plataforma, pode ouvir ou ler esse conteúdo.
Veja como ativar recurso do WhatsApp que transforma áudios em textos:
- Abra as “Configurações” do WhatsApp;
- Clique em “Conversas“;
- Selecione “Transcrição de mensagens de voz” e ative a opção;
- Em seguida, escolha o idioma de sua preferência.
Com as configurações definidas, o aplicativo permitirá transcrever áudios. Para isso, basta manter a mensagem de voz pressionada e selecionar a opção “Transcrever”.
Recurso não chegou, e agora?
Se o recurso ainda não chegou para você, é possível usar ferramentas de terceiros que podem ajudar a transformar áudios do WhatsApp em textos. Entre elas, está o ViraTexto, a LuzIA e o Zapia. Veja como usá-los:
- Adicione o número do assistente como contato;
- Em outra conversa, mantenha o dedo pressionado sobre um áudio e clique na seta para a direita;
- Escolha o contato da assistente para encaminhar a gravação;
- Aguarde alguns segundos até a assistente transcrever a mensagem.
O ViraTexto está disponível no número (31) 97228-0540 e consegue transcrever áudios em português com até 4 minutos de duração.
A LuzIA pode ser ativada no número (11) 97255-3036. Ela usa o modelo de inteligência artificial Whisper, da OpenAI (criadora do ChatGPT), e transforma áudios de até 10 minutos em texto.