GeralRegião

Após 8 semanas, Passo Fundo volta para bandeira laranja e prefeito avalia possibilidade de adotar regras da amarela

0
Compartilhe este post

O município estava há 8 semanas em bandeira vermelha

Com a estabilização dos indicadores de propagação da covid-19 e da ocupação de leitos, o mapa do Rio Grande do Sul voltou a ficar predominantemente laranja. Após análise dos pedidos de reconsideração do resultado preliminar, bem como da reavaliação por parte do Gabinete de Crise de notas e trava de segurança previstos no modelo, a 17ª semana do Distanciamento Controlado terá 17 regiões com bandeira laranja, incluindo Passo Fundo, que esteve em bandeira vermelha durante oito semanas consecutivas.

As regiões que estão classificadas em laranja e adotaram o sistema de cogestão, caso de Passo Fundo, podem adotar protocolos flexíveis, desde que não menos restritivos do que os de bandeira amarela.

Falando na Uirapuru, o prefeito Luciano Azevedo destacou que a mudança de bandeira se deu pela postura da prefeitura, que em todas as semanas se preocupou em informar ao Estado os números atualizados para que o governo reavaliasse as classificações.

O prefeito ressaltou que todas as decisões seguem sendo tomadas com responsabilidade e colocando a saúde dos passo-fundenses em primeiro lugar. Por isso, pediu que a população siga com os cuidados, pois, apesar do ar de normalidade, a pandemia ainda é uma realidade triste e segue fazendo vítimas no município.

Em relação as restrições impostas ao comércio e serviços na cidade, o prefeito explicou que existe a possibilidade de o município adotar os protocolos de bandeira amarela, porém, esse fator será analisado pela área jurídica da prefeitura e será divulgado assim que definido.

*Rádio Uirapuru

Mais em Geral