DestaqueDestaquesGeralInternacional

“Avaliamos todas as opções”: astronautas presos no espaço não retornarão à Terra no Starliner, mas NASA tem um plano B

0
Foto: reprodução
Compartilhe este post

Os astronautas da nave espacial Starliner da Boeing, aquele voo espacial que deveria durar 10 dias e está durando oito semanas, não tinham ideia de quando retornariam à Terra. No entanto, a NASA tinha um plano B, por precaução.

Os dois membros da tripulação, Butch Wilmore e Suni Williams, já estão em órbita há oito semanas, quando deveriam ter retornado em 14 de junho. O que a princípio pareciam ser pequenos problemas e vazamentos evoluiu para algo maior que atrasou o retorno dos astronautas.

Há algumas horas atrás, a NASA afirmou que está “avaliando todas as possibilidades”. O que isso significa? Conforme relata o ArsTechnica, uma fonte da agência indica que eles não só estão considerando a opção de os astronautas não retornarem na Starliner, mas há 50% de chance de que eles retornem na Crew Dragon.

Por que a Dragon?

A verdade é que, até uma semana atrás, Steve Stich, gerente da própria NASA, não tinha dúvidas: “Nossa principal opção é concluir a missão. Há muitos bons motivos para concluir essa missão e trazer Butch e Suni para casa na Starliner. A Starliner foi projetada, como uma espaçonave, para ter a tripulação na cabine de comando”. No entanto, houve muita atividade desde então entre a NASA, a Boeing e a SpaceX, sugerindo que Wilmore e Williams poderiam voltar para casa a bordo de uma espaçonave Dragon.

De acordo com a fonte informada sobre a situação com a qual a ArsTechnica conversou, a probabilidade de a tripulação retornar na espaçonave da SpaceX é atualmente de 50%. Um debate que está ocorrendo atualmente na NASA, como diz a fonte, “para ser claro, a NASA não tomou uma decisão final. Isso provavelmente não acontecerá até pelo menos a próxima semana. Jim Free, administrador associado da NASA, provavelmente tomará a decisão”.

IGN Brasil

Mais em Destaque