A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve continuar pelo menos até o final da primeira semana de março, conforme indicam os modelos meteorológicos da MetSul Meteorologia. As previsões apontam para temperaturas extremamente elevadas, podendo chegar próximas dos 40ºC em algumas regiões. Há uma grande possibilidade de que o calor intenso permaneça por pelo menos mais dez dias.
Nesta terça-feira, o sol aparece entre nuvens em grande parte do estado, mas algumas áreas terão períodos de maior nebulosidade ao longo do dia. Com as altas temperaturas, a instabilidade atmosférica aumenta, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite, principalmente no Oeste, na Campanha e no Sul. Em outras regiões, como o Centro gaúcho, também pode chover. Além disso, há risco de temporais localizados, com possibilidade de rajadas de vento, raios e queda de granizo.
Em Passo Fundo e região, a previsão para hoje e amanhã indica predomínio de sol. No entanto, a instabilidade deve retornar entre a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, trazendo chuva para a região. Apesar disso, as temperaturas seguirão elevadas. As mínimas nos próximos dias devem se manter na faixa dos 20°C, enquanto as máximas podem atingir 33°C. Para o restante da semana, a tendência é de tempo firme, com sol e calor intenso predominando no Planalto Médio.
*Radio Uirapuru
