DestaquesGeralPrevisão do TempoRegião

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (08/10)

0
Foto: Rosiana Couto/ClicEspumoso
Compartilhe este post

 

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (08), mas não deve se esperar tempo firme. Isso porque no decorrer do dia o tempo deve mudar em diversas regiões com aumento de nebulosidade e a formação de áreas de instabilidade que vão trazer chuva até o final do dia para diferentes pontos do estado gaúcho. É o que indica a previsão do tempo da MetSul.

O tempo estará mais aberto hoje entre a madrugada e de manhã, inclusive com céu claro em algumas poucas áreas. Ao longo do dia, especialmente da tarde para a noite, a cobertura de nuvens vai aumentar muito e a chuva começa a atingir diversas localidades. Na madrugada de hoje, entretanto, já se observava um grande aumento da nebulosidade pelo Oeste e o Noroeste gaúcho. Chove no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul, especialmente no Médio e Alto Uruguai, com possibilidade de trovoadas e um risco até marginal de granizo isolado.

Nas demais regiões gaúchas, do Sul ao Norte do estado, áreas de instabilidade se formam na segunda metade do dia com possibilidade de chuva localizada da tarde para a noite, mas, sobretudo, no final do dia. A chuva será irregular e mal distribuída, prevendo-se ainda que na maioria dos pontos em que chover os volumes não sejam altos. Modelos, em geral, não indicam chuva hoje para Porto Alegre, mas não se pode descartar instabilidade durante a noite pela grande proximidade das áreas de instabilidade indicadas pelas simulações computadorizadas.

O dia começa ainda frio com temperatura perto ou um pouco abaixo dos 10ºC na maioria das cidades do Rio Grande do Sul. Com o aumento de nuvens, mesmo com a massa de ar frio enfraquecendo, a temperatura não se eleva muito e a maior parte das cidades gaúchas terá uma tarde com máximas ao redor ou pouco acima dos 20ºC hoje.

Previsão do tempo para amanhã – sábado, 09

O sábado no Rio Grande do Sul deve seguir com tempo instável e mais uma vez vai chover em diversas regiões gaúchas, no começo de um feriadão que deve ser marcado pela instabilidade. Muitas nuvens cobrem o estado durante grande parte do dia, mas o sol deve chegar a aparecer em grande número de cidades. Maior nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia na Metade Norte. As precipitações devem ser mal distribuídas e irregulares. Mesmo assim a esmagadora maioria dos municípios da Metade Norte terá registro de precipitação ao menos em parte do dia neste sábado. Do Centro para o Sul e o Leste gaúcho ocorrem momentos de maior nebulosidade em que não se afasta garoa ou chuva predominantemente leve.

Com o aumento das nuvens e instabilidade, a temperatura deve cair muito pouco durante a madrugada que não repetirá o frio de ontem e hoje. A tarde, por sua vez, com menor aquecimento previsto em razão da nebulosidade e chuva em algumas regiões, deve ter máximas pouco entre 20ºC e 23ºC na grande maioria dos municípios do estado. O vento sopra moderado com ocasionais rajadas pela presença de ar frio de alta pressão no oceano e a diminuição da pressão atmosférica no continente, precedendo a formação de um centro de baixa no domingo.

Fonte: Metsul Meteorologia.

Mais em Destaques