EducaçãoGeral

Contos de fada e sua contribuição: histórias que ensinam o hábito de ler na educação infantil

0
Compartilhe este post

Na infância é importante o incentivo à leitura como prática na idade em que todos os hábitos se formam. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. A utilização dos contos de fadas na Educação Infantil é essencial para o ensinamento da prática da leitura, para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ouvir histórias e o contato da criança desde cedo com o livro, é onde se esboçam algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

Os contos de fada servem para reconhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e como a literatura pode influenciar de maneira positiva nesse processo. Durante o primeiro contato com essas historinhas infantis a criança consegue entrar na narrativa, usando a imaginação como se fosse normal, utilizando a espontaneidade. Num primeiro momento ela aprende a ouvir a história, mais tarde ela pega gosto e se torna amante da leitura, por isso, deixar a criança contar histórias proporciona a mesma liberdade de fantasiar e inventar, despertando a criatividade, aflorando o raciocínio e trazendo à tona sentimentos antes escondidos. Quanto mais cedo à criança tiver contato com a leitura, mais ela poderá desenvolver habilidades para compreender as dificuldades que por ventura virão no decorrer de sua vida. Contos de fadas são carregados de aventura, heróis, fadas e seres mágicos, auxiliando no aprendizado e no gosto pela leitura. Promover o interesse pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.

Quando a professora conta alguma história e utiliza fantoches dos personagens da mesma para contar, vai além de apenas contar ou por uma prática diária, nota-se que as crianças se envolvem e gostam muito desse momento de contato com os livros e personagens, pois participam e interagem durante o desenvolvimento da proposta. Precisa-se ter consciência da importância dos contos de fada para o ensino, ter o hábito de ler histórias para o desenvolvimento e conhecimentos de metodologias e prática da literatura infantil.

A criança que ouve histórias desde cedo, que tem contato direto com os livros e que é estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu desenvolvimento, vocabulário, bem como o interesse pela leitura. A educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade, isto porque se vive em um meio social onde as trocas acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.

JUCEMARA GADENZ DE MORAES – PROFESSORA – PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA.

Mais em Educação