PUBLICIDADE

Desfile, homenagens a atingidos pelas enchentes e entregas de medalhas marcam Dia do Exército em Porto Alegre

Compartilhe este post

O Dia do Exército, comemorado no próximo dia 19, foi celebrado nesta quarta-feira em Porto Alegre com uma solenidade no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), no bairro Partenon. O evento faz alusão à comemoração aos 377 anos da 1ª Batalha dos Guararapes, iniciada no ano de 1648, e cuja vitória sobre tropas holandesas, conforme o Exército, deu o ponto de partida para a construção da soberania do Brasil.

Participaram do desfile autoridades civis e militares, além da realização de homenagens à família de Vitória Silva Borges e Adilson Tavares dos Santos, moradores do bairro Sans Souci, em Eldorado do Sul. Ambos, mais os quatro filhos do casal, três meninos, com 11, 10 e 3 anos, mais uma menina de 5 anos, foram resgatados por um helicóptero da inundação no começo de maio do ano passado, no âmbito da Operação Taquari, das Forças Armadas de apoio à população durante as inundações. Muito emocionada, Vitória contou que não esperava por nada parecido com esta tragédia.

“Tudo o que passamos foi bem difícil. Estávamos em uma situação de perigo, e todos estavam apavorados. Foi muito pavor, porque ficamos sem água, luz e comida”, contou a dona de casa. “Somente levantamos os móveis e fomos para o segundo andar da casa da minha mãe, no mesmo bairro. Ainda tenho medo, e isto aumenta agora que chega o mês de maio. Acho que não vai acontecer como aconteceu antes, eu espero. Ainda hoje, tomo remédio para depressão e ansiedade, mas agora estamos repondo tudo”, acrescentou. A família obteve o Auxílio Reconstrução, de R$ 5,1 mil.

O evento ainda trouxe uma exposição alusiva aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FAB), com itens de época e o agraciamento aos ex-combatentes capitão Elmo Diniz, de 104 anos, e tenente Oudinot Willadino, que completou 100 anos há poucas semanas, e a entrega de medalhas da Ordem do Mérito Militar, do Exército Brasileiro e de diplomas de Colaborador Emérito do Exército a diversas personalidades.

Entre os que receberam a Medalha Exército Brasileiro estiveram o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRT4), desembargador Fernando Quadros da Silva, a procuradora regional da União da 4ª Região, Alessandra Nascimento Ignácio, e o presidente da Liga de Defesa Nacional, coronel Ataíde Moraes Rodrigues. Já os diplomas foram entregues ao coordenador da agência FGTAS/Sine Centro Histórico de Porto Alegre, Paulo Diego Pinheiro, e o presidente do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (Isape), Fabrício Schiavo Avila.

“Aproveito a oportunidade para cumprimentar todas as instituições que juntaram os esforços conosco para que pudéssemos ajudar aqueles que estavam precisando naquele momento. Também é uma satisfação grande ter estas personalidades conosco, que testemunharam no terreno as agruras que foram as batalhas da Segunda Guerra Mundial, e as dificuldades que a FAB passou no teatro de combate europeu”, salientou o Comandante Militar do Sul, general de Exército Hertz Pires do Nascimento.

Correio do povo

Leia mais

PUBLICIDADE