DestaquesPolíciaSegurança

Governador anuncia novo secretário da Segurança e chama 990 policiais

0
Compartilhe este post

O prefeito de Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer, é o novo secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori na tarde desta sexta-feira (2), em ato ocorrido no Palácio Piratini.

O governador também anunciou a antecipação do chamamento de 770 policiais militares e 220 agentes da Polícia Civil, que estava previsto para janeiro de 2017. Esses PMs se unirão aos 222 que já estão sendo formados na Academia de Polícia Militar (APM).

“Tenho consciência do clamor da sociedade. É triste ver vidas interrompidas pela violência. Todo nosso esforço tornou-se insuficiente. Mas vamos começar a fazer as mudanças a partir da Segurança, junto com a Educação e a Saúde. E escolhi o atual prefeito de Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer, para ser o secretário da Segurança Pública”, anunciou Sartori.

O governador definiu o novo secretário como um homem de bom senso, equilíbrio e competência e qualificação profissional e intelectual. “Schirmer é um homem reto, digno, sério e responsável. Foi chamado para essa missão porque não tem nada que o desabone na sua conduta”, afirmou.”Enfrentou grandes desafios como gestor público. É o homem adequado para essa desafiadora missão. Uma escolha pessoal, própria. É um homem da minha total confiança. O conheço desde os anos 70″, acrescentou.

O vice-governador José Paulo Cairoli, coordenador do Gabinete de Gestão da Segurança (GGS), continuará integrando a missão de buscar alternativas para a questão da violência e da criminalidade.

Schirmer disse ter plena consciência do desafio que o espera, mas frisou que seria impossível se negar a atender uma convocação do governador Sartori. O novo secretário salientou que gerir a Segurança Pública é uma das funções de maior complexidade em qualquer governo. “Sei do imenso desafio que temos pela frente e das grandes dificuldades que esta tarefa demandará. Como gestor e cidadão gaúcho, sei que, no momento que vivemos, não há lugar para covardia ou frouxidão”, declarou, ressaltando que sua gestão não será marcada por desculpas ou transferência de responsabilidade.

Para ele, os números dão a dimensão do tamanho do problema. “No Brasil, temos 60 mil assassinatos, 50 mil estupros e 500 mil veículos roubados a cada ano. No entanto, não podemos nos furtar da responsabilidade por se tratar de uma questão nacional. Temos, sim, que trabalhar rápido, com determinação e com coragem para que não atinjamos indicadores ainda maiores e que possamos reduzir aqueles que nos preocupam”.

Schirmer saudou as medidas anunciadas na última semana pelo governo do Estado, que julgou de extrema importância para o avanço no combate à criminalidade. “O aumento das vagas prisionais e do efetivo nas ruas é fundamental, e nesse contexto, o trabalho do vice-governador José Paulo Cairoli à frente do Gabinete de Gestão da Segurança Pública merece todo o crédito, por agilizar as ações na área em curto período de tempo”, lembrou.

“Minha missão é fazer andar aquilo que já foi anunciado e garantir que esses processos sejam agilizados, impedindo que a burocracia emperre o que já está programado”, garantiu Schirmer, lembrando o cenário de medo e preocupação que se estabeleceu na vida dos gaúchos.

A união entre poderes e a participação da sociedade são observadas pelo novo secretário como prioridade para o avanço nas políticas públicas no setor. “Precisamos somar esforços com o Judiciário, Legislativo, Ministério Público, OAB, igrejas e entidades organizadas da sociedade civil. Só assim teremos sucesso nesta empreitada”, acrescentou.

Avaliou ainda que o sucesso na nova gestão terá como base a valorização dos servidores. “São homens e mulheres desafiados a todo momento e que precisam de boas condições para enfrentar essa guerra. Os recursos são escassos, as dificuldades verdadeiras, os problemas reais. Entretanto, tenho confiança de que seremos capazes de encontrar saídas para superar todos os obstáculos. Não podemos aceitar isso como uma realidade irreversível”, disse. “Peço um voto de confiança. Me dêem uma chance, uma chance aos nossos colegas e ao governador”, encerrou.

Perfil

Natural de Santa Maria, o advogado, político e professor universitário Cezar Augusto Schirmer tem 64 anos (nasceu em 23 de fevereiro de 1952) e atua na vida política há 44. Foi vereador, deputado estadual (ex-presidente da Assembleia Legislativa), deputado federal e, desde 2009, cumpria mandato de prefeito em Santa Maria. O político foi membro fundador do Setor Jovem Estadual do MDB e desde 1981 é filiado ao PMDB. Também atuou como secretário da Fazenda, da Agricultura e da Casa Civil do Estado.

Texto: Claiton Silva e Marcelo Ermel/SSP
Edição: Orestes de Andrade Jr./Secom

Mais em Destaques