DestaqueInternacionalReligiãoTurismoÚtimas Notícias

Governador do RS presenteia Papa Francisco com camisas do Brasil de Pelotas, Grêmio e Inter em visita ao Vaticano

0
Foto: reprodução G1
Compartilhe este post

O governador Eduardo Leite (PSDB) presentou, na manhã desta quarta-feira (17), no Vaticano, o Papa Francisco com camisas do Brasil de Pelotas, Grêmio e Internacional, além de uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões.

O Brasil de Pelotas é o time de futebol para o qual Leite torce.

Os presentes foram entregues após convite feito ao líder da igreja católica para que visite o Rio Grande do Sul em 2026, quando serão comemorados os 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao estado. Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta.

O convite ocorreu após audiência geral no Vaticano, ocasião em o Papa e Leite conversaram.

“Foi uma conversa muito gentil, muito amável, do Papa conosco. Ele agradeceu pelos presentes e pelo convite. E também lembrou que ele já esteve muitas vezes na cidade de Pelotas, onde um tio dele morou”, disse o governador, que é natural da cidade que fica na Região Sul do RS.
História

Formada por 26 municípios, a região das Missões, no Noroeste do estado, ajuda a contar a história jesuítica e missioneira a partir dos seus patrimônios históricos e culturais, como o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel da Missões.

No dia 3 de maio de 1626, o padre jesuíta Roque Gonzales atravessou o Rio Uruguai e fundou o primeiro povoado em terras do atual território do Rio Grande do Sul. A redução de São Nicolau ficou conhecida como a Primeira Querência do Rio Grande.

A partir daí, as Missões se consolidaram em quase todo o território gaúcho.

Agenda

O objetivo da agenda do governador no exterior é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha.

Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Agora em 2024 ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã.

A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

G1 RS

Mais em Destaque