DestaqueGeral

Governo do estado arquiva projeto do Pronto Socorro Regional

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]O governo estadual, através da secretaria da saúde anunciou nesta semana o arquivamento do projeto do Pronto Socorro Regional de Espumoso.  Alegando falta de recursos para investimento e baseado no Decreto 52.230 de 2015 que adota medidas de contenção de despesa a Secretaria informou o arquivamento.

Orçado em 3,5 milhões de reais, o Pronto Socorro Regional funcionará em anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião com atendimento nos serviços de Urgência e Emergência. O projeto arquitetônico já está pronto e o terreno também está liberado, pois pertence ao próprio Hospital. A obra contempla ampla estrutura física com salas para as equipes técnicas, e equipamentos para o atendimento. O anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião com área 1.500 metros quadrados teria salas para: posto policial, assistente social, sala de espera, avaliações, emergência, observação e local para equipe técnica do Samu.

O coordenador dos Hospitais Notre Dame, Rafael Scolari, lamenta o arquivamento e pede ajuda de lideranças para reverter a situação. “Todos sabem que a construção do Pronto Socorro Regional é um sonho para a comunidade e região, e este arquivamento nos pegou de surpresa, deixando-nos com uma grande frustração, visto que a obra já era para ter iniciado devido à aprovação na consulta Popular Cidadã de 2013. Sendo assim, o governo atual rasgou o processo do orçamento participativo cidadão, que vem aprovando há três anos recursos para o projeto.” Salientou Rafael.

O projeto do Pronto Socorro Regional foi o segundo mais votado nas prioridades da consulta Popular e Cidadã de 2013 com 10.426 e em 2014 12.515 votaram como prioridade esta demanda de fortalecimento da infraestrutura do SUS, da construção do anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião.

Em 2015, a consulta Popular e Cidadã elegeu o Pronto Socorro como principal objeto de investimentos no Alto da Serra do Botucaraí, reafirmando a necessidade da implantação de um Pronto Socorro na região.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais em Destaque