Nesta quinta-feira (26), o governo federal anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. Essa iniciativa, formalizada por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, faz parte de um conjunto de medidas que visa promover a recuperação das altas taxas de cobertura vacinal no país e combater os efeitos prejudiciais da desinformação.
A coordenação do comitê ficará a cargo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, contando também com a participação da Advocacia-Geral e da Controladoria-Geral da União. Além disso, terá representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; Justiça e Segurança Pública; e Saúde. Cada órgão designará dois membros e dois suplentes para integrar o grupo.
Dentre as ações previstas, o comitê irá propor estratégias, reunir informações relevantes, promover a articulação entre entidades federativas e a sociedade civil, apresentar sugestões de pesquisas, empregar recursos técnicos e desenvolver políticas públicas para combater a desinformação relacionada ao Programa Nacional de Imunizações e às políticas de saúde pública. Para isso, serão realizadas reuniões mensais regulares, bem como encontros extraordinários, quando necessário.
Esse comitê é uma das iniciativas do programa Saúde com Ciência, lançado pelo governo federal na última terça-feira (24), que busca fortalecer as políticas de saúde por meio da valorização da base científica.
A política pública se pauta na cooperação, na comunicação estratégica, na capacitação, na análise e na responsabilização, e inclui medidas como a disponibilização de informações confiáveis sobre vacinação e sobre notícias falsas no portal Saúde com Ciência. Além disso, oferece a possibilidade de enviar informações questionáveis para esclarecimento sobre o seu conteúdo.
Fonte: Agência Brasil