O Grêmio enfrenta uma pressão crescente após quatro partidas sem vitórias, incluindo três derrotas consecutivas. Nesta quarta-feira, às 21h30min, na Arena, terá pela frente o Flamengo, adversário tradicionalmente desafiador. O jogo é tratado como uma verdadeira decisão para os gaúchos, que almejam assegurar uma vaga na Libertadores do próximo ano. Uma vitória manteria o Tricolor, pelo menos, no G-6 do Brasileirão. Já um empate ou derrota podem resultar em uma queda para a oitava colocação na tabela.
O principal desfalque para o Grêmio será Luis Suárez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Sem o seu artilheiro, que já acumula 21 gols na temporada do Campeonato Brasileiro, o time tem um aproveitamento de 50%, com duas vitórias (Athletico Paranaense e Atlético Mineiro) e duas derrotas (Palmeiras e Santos). André Henrique e Everton Galdino são as opções para o comando de ataque. João Pedro Galvão, em fase de recuperação de dores na virilha, pode ser uma alternativa mesmo sem estar em sua forma física ideal. Outra opção é Carballo, em tratamento para dores no púbis. Essas possibilidades são reflexo do caráter crucial que este confronto assume.
Preservado por desgaste físico na derrota para o São Paulo, Geromel retorna ao time. Para conter o ataque poderoso do Flamengo, Renato Portaluppi pode manter o esquema com três zagueiros, incluindo Bruno Alves e Kannemann. A formação exata da equipe ainda é incerta. Reinaldo, de volta após cumprir suspensão, também está na lista de opções. No entanto, os lesionados Felipe Scheibig, Rodrigo Ely, Cuiabano, Mila, Iturbe e Nathan não estarão disponíveis. Além disso, Gustavo Martins e Ronald, convocados pela Seleção Brasileira para o Pan-Americano no Chile, são desfalques confirmados.
Espera-se um público de 25 mil torcedores na Arena para a partida em que o Grêmio tentará encerrar um jejum de cinco anos sem vencer o Flamengo em Porto Alegre. Até a tarde de ontem, 5.632 ingressos já haviam sido vendidos.
Prováveis Escalações:
Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Alves (Lucas Besozzi), Pedro Geromel, Kannemann; João Pedro, Villasanti, Pepê, Josué (Carballo) e Reinaldo; Cristaldo e André Henrique (João Pedro Galvão). Técnico: Renato Portaluppi.
Flamengo: Rossi; Wesley, Pablo, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta; Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro. Técnico: Tite.
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-FIFA) e Luanderson Lima dos Santos (BA-FIFA), VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG-FIFA). Data e Hora: 25 de outubro de 2023, quarta-feira, às 21h30min. Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).