GeralPolítica

Informativo da Prefeitura Municipal de Espumoso

0
Compartilhe este post

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Secretaria da Fazenda oferece serviço eletrônico para contribuintes

Os contribuintes de Espumoso estão economizando tempo e dinheiro desde que a Secretaria da Fazenda migrou seus serviços para a plataforma eletrônica e criou uma base integrada na qual tanto contribuintes como fornecedores, contabilistas e escritórios de advocacia podem fazer suas demandas on-line.

Através do site da prefeitura o www.espumoso.rs.gov.br é possível, por exemplo, emitir notas, imprimir guias ou mesmo consultar débitos com o município. Para realizar esses serviços, é necessário apenas o número do CPF ou do CNPJ. O que também mudou, é que com o sistema informatizado, o pagamento dessas guias passa a ser feito em bancos, lotéricas, correspondentes bancários ou nos correios e não mais na Secretaria da Fazenda.

A partir do próximo mês as certidões negativas igualmente poderão ser consultadas e impressas via internet, na hora e de forma gratuita. Essas ações veem pra simplificar o acesso dos cidadãos, gerando transparência e segurança.

Sobre a emissão de Nota Fiscal eletrônica

A nota eletrônica garante a redução de custos com a impressão do documento em papel e facilita a armazenagem, que deixa de ser física para ser digital. Com isso, os processos de organização e gerenciamento de documentos também são otimizados. Através dela é possível apurar automaticamente o faturamento base para o ISS tributado pela forma variável, se os tomadores de serviços realizaram a retenção do ISS na fonte sobre serviços prestados na área de abrangência do município e fora dele. Os contribuintes poderão também consultar seu faturamento, emitir o Documento de Arrecadação Municipal – DAM do ISS e consultar gráficos gerenciais.

 

As principais funcionalidades da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica são:

  • O uso da estrutura de Internet facilita e agiliza a troca de informações entre a Prefeitura, Tomadores e Empresas Prestadoras de Serviço.
  • Os contribuintes emitem as notas fiscais referentes aos serviços prestados diretamente no portal de serviços, sem a necessidade de instalação de aplicativos no computador, bastando ter acesso à internet, acessar o site da Prefeitura e clicar no link NFS-e.
  • Os contribuintes podem integrar a emissão da NFS-e aos sistemas informatizados de faturamento instalados em seus estabelecimentos, utilizando o acesso à Web Services disponíveis no site no município.
  • Os profissionais da área contábil acessam os dados das empresas pelas quais são responsáveis de forma rápida e segura.
  • O serviço para emissão NFS-e estará disponível diariamente (24 horas) podendo ser acessado de qualquer lugar pelas empresas que estiverem credenciadas junto ao setor de Fiscalização Tributária do município e possuírem uma conexão com a internet.
  • As empresas desenvolvedoras de softwares aplicativos gerenciais podem acessar uma área disponibilizada exclusivamente para homologar seus produtos para a emissão da NFS-e.

 

Os requisitos mínimos para acesso ao serviço através do site do município na Internet são:

  • Conexão com a Internet;
  • Navegadores: Mozilla Firefox versão 23.0 ou superior e Microsoft Internet Explorer versão 9 ou superior;
  • Resolução mínima de vídeo: 1024 x 768 pixels.

Produção e edição: Criare Agência

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais em Geral