GeralÚtimas Notícias

Informativo da Prefeitura Municipal de Espumoso

0
Foto: Arquivo Clic Espumoco
Compartilhe este post

Campanha de separação do lixo conscientiza moradores de Espumoso

Cuidar do lixo que produzimos é dever de todos. Mas podemos transformar essa atitude em algo ainda mais importante. A separação dos resíduos secos e orgânicos é uma delas. Facilita o trabalho de quem recolhe, deixa a cidade mais limpa e ainda contribui com a reciclagem.

A Prefeitura de Espumoso está adotando a coleta seletiva de lixo. Você separa o que produz em casa e o caminhão de coleta vai recolher, em dias alternados, os resíduos secos e orgânicos.

A campanha está na fase de conscientização, precisamos criar o hábito de separar em diferentes recipientes os restos de comida, por exemplo, do que pode ser reaproveitado, como caixas de leite e garrafas pet. Além do trabalho em casa, nossos alunos vão aprender na escola a melhor maneira de ajudar nessa campanha. Vão participar de concursos e disseminar essa prática na família.

Para ser um participante ativo dessa campanha, é preciso saber como separar corretamente o lixo seco do lixo úmido.

O lixo úmido (ou orgânico) é composto por restos de alimentos, cascas e ossos, pó de café e de chá, galhos e podas. Separados e reciclados, podem servir de adubo na produção agrícola ou como insumo para gerar energia.

O lixo seco, por sua vez, é todo o resíduo feito de papel (como caixas longa vida), vidro (potes de café), metal (latas de alumínio) e plástico (garrafas PET). Podem gerar emprego, renda e poupar recursos naturais. Com garrafas PET, por exemplo, é possível produzir vassouras ecológicas ou um novo plástico.

E aí, você já adotou essa técnica em casa? É simples, gera economia e renda para muita gente.

Reunião definirá o Desfile Cívico

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – SMECT convida a todas as direções das escolas municipais, estaduais e particular e representantes das entidades do município para reunião a ser realizada na terça-feira, 09 de agosto, às 9 horas no Plenarinho da Casa da Cultura para definir a realização do Desfile Cívico do dia 07 de Setembro, visto que o mesmo não acontece a dois anos.

Passe Livre Estudantil

A Secretaria Municipal de Educação – SMECT comunica aos alunos que inscreveram-se para recebimento do Passe Livre Estudantil, que realizou todos os cadastramentos e trâmites segundo a orientação da Metroplan.

Informa também que o repasse é de responsabilidade do Governo Estadual e que este ainda não realizou os depósitos do 2º semestre de 2015 e 1º semestre de 2016.

Produção e Edição: Criare Agência

Mais em Geral