CidadeDestaquesGeralPrevisão do TempoRegião

Inmet alerta para risco de temporais no RS nesta terça-feira

0
Foto: Divulgação
Compartilhe este post

 

Ana Lanches

Após três dias de tempo firme, a chuva volta a aparecer em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo). Nessas localidades, há risco de transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.

Imagem: Divulgação

A chuva nesta terça deve ser mais volumosa no Oeste, Noroeste e no Norte do território gaúcho ao passo que no Sul e no Leste do Estado deve pouco ou nada chover na maioria das localidades.

De acordo com o Climatempo, os maiores acumulados devem ser registrados em Tuparendi e Três Passos, ambas no Noroeste, Vitória das Missões, nas Missões, e Uruguaiana, na Fronteira Oeste: 24mm (cerca de 15% do volume de chuva esperado para setembro nas cidades).

Apesar da temperatura seguir muito parecida com a do dia anterior, uma nova frente fria avança pelo Estado. A mínima do RS, de 10°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. Já a máxima deve ocorrer em Vicente Dutra, no Norte, onde os termômetros marcam 34°C.

A variação térmica em Espumoso fica entre 16°C e 26°C; o sol até aparece, mas deve haver pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado.

Ao que tudo indica, a quarta-feira (29) será mais um dia de tempo instável na maior parte do Estado. Dessa vez, a tendência é de que ocorram pancadas isoladas de chuva, sem grandes riscos. Apenas a Fronteira Oeste não deve registrar precipitações, mas, ainda assim, terá muita nebulosidade.

A instabilidade se concentra entre o Norte gaúcho e o Paraná no começo do dia, mas depois vai enfraquecer muito rapidamente, o que permitirá com que o sol apareça com nuvens na maior parte da Região Sul. A trégua da chuva, entretanto, será breve. Isso porque na quinta novas áreas de instabilidade avançam de Oeste para Leste com chuva nos três estados do Sul e as precipitações mais volumosas no RS.
*Com informações de GZH e MetSul Meteorologia.

Mais em Cidade