O Sport Club Internacional anunciou, na noite desta segunda-feira (26), o afastamento do intérprete do mascote Saci, denunciado por uma repórter por importunação sexual durante o clássico Gre-Nal de domingo (25) em Porto Alegre. A identidade do funcionário não foi revelada.
Em um comunicado, o clube afirmou que “o funcionário responsável pelo mascote e o próprio Clube estarão a disposição das autoridades” e que o afastamento é válido até a conclusão das investigações da polícia. Leia a nota completa abaixo.
Em uma rede social, o Grêmio publicou que “espera que as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis sobre o caso e reitera repúdio a qualquer ato de assédio ou discriminação, dentro ou fora dos estádios”.
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) disse que “repudia a atitude abusiva e ofensiva do funcionário” e informa que a repórter terá apoio “para as providências legais que entender cabíveis”.
A jornalista Gisele Kümpel, do Canal Monumental, diz ter sido abraçada e beijada sem consentimento pelo funcionário do Internacional logo após a equipe colorada ter marcado o gol da vitória contra o Grêmio.
Gisele conta que, depois do caso, que aconteceu nos últimos instantes da partida, ficou paralisada, com o que considera que possa ter sido uma crise de pânico. A repórter foi à delegacia da Polícia Civil no Estádio Beira-Rio e registrou um boletim de ocorrência contra o funcionário.
A Polícia Civil investiga uma suposta importunação sexual. O Inter afirma ter encaminhado as imagens do circuito interno de monitoramento para a delegacia responsável pela investigação.
Nota do Sport Club Internacional:
“Sobre o registro de ocorrência envolvendo a figura do mascote Saci, o Sport Club Internacional informa que encaminhou as imagens de seu circuito interno de monitoramento para a Delegacia responsável pela apuração do episódio.
Confiamos que todos os fatos serão devidamente esclarecidos junto à autoridade policial. Por essa razão, e esperando a célere resolução do caso, o funcionário responsável pelo mascote e o próprio Clube estarão a disposição das autoridades. Até a conclusão do procedimento, o funcionário ficará afastado da representação do Saci.
Por fim, o Sport Club Internacional manifesta seu respeito ao trabalho de toda a imprensa e repudia todo e qualquer caso em que haja importunação ou manifestação de cunho preconceituoso.”