PUBLICIDADE

Itamaraty convoca reunião para discutir ataque de Trump à Venezuela

Compartilhe este post

O governo brasileiro convocou uma reunião ministerial neste sábado (3) para tratar das repercussões do ataque militar dos Estados Unidos à Venezuela, anunciado pelo presidente Donald Trump. O encontro ocorrerá no Palácio Itamaraty, em Brasília, segundo confirmou a GloboNews.

Trump afirmou, nas redes sociais, que forças americanas capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, retirando o casal do país por via aérea. O governo norte-americano não divulgou o destino de ambos.

Ainda não há confirmação oficial sobre quais ministros participarão da reunião no Itamaraty. O encontro ocorre em meio ao período de recesso do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está de férias até 6 de janeiro, conforme publicação no Diário Oficial da União.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também está fora de Brasília para o recesso de fim de ano, na base militar da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.

Venezuela pede prova de vida de Maduro

Após o anúncio de Trump, o governo venezuelano declarou que não foi informado oficialmente sobre o paradeiro de Maduro. A vice-presidente do país afirmou que exige uma prova de vida do líder venezuelano.

Explosões foram registradas em Caracas durante a madrugada, e relatos de moradores indicam tremores, queda de energia e movimentação militar na capital.

Contexto internacional

Os EUA já vinham aumentando a pressão sobre o governo venezuelano desde 2024, com sanções, reforço militar na região e acusações contra Maduro. O episódio abre um novo capítulo na crise diplomática envolvendo Estados Unidos, Venezuela e países da América Latina.

O governo brasileiro ainda não divulgou posicionamento oficial sobre o ataque.

Agora no Vale

Leia mais

PUBLICIDADE