DestaquesGeralÚtimas Notícias

Primavera será marcada por poucas chuvas e temperaturas médias no Rio Grande do Sul

0
Compartilhe este post

A estação das flores começa nesta quinta-feira (22), às 11h21 no horário de Brasília, em todo o Hemisfério Sul, mas o que se deve esperar das condições do tempo durante a primavera?

De acordo com a Somar Meteorologia, a estação vai ser diferente do ano passado que contou com a atuação do El Niño, o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Desta vez, o oceano encontra-se em neutralidade, apesar das temperaturas estarem mais baixas do que o normal, o que por si só já deve trazer mudanças no clima do Brasil.

“Uma das diferenças em relação ao último ano é que desta vez a chuva ficará abaixo da média na região Sul. Ela até será registrada no início da estação, mas o padrão se inverterá a partir de novembro e a chuva passará a ficar acima do normal no centro e norte do país”, destaca o meteorologista Celso Oliveira.

Outra mudança comparada à primavera de 2015 é em relação às temperaturas. “A estação será marcada pela alternância entre frio e calor, que não chegará a ser duradouro. Isso não quer dizer que as temperaturas não fiquem elevadas, mas elas não devem durar o período todo, especialmente no Sudeste”, explica Oliveira.

No Rio Grande do Sul, a expectativa é de chuva abaixo da média nesta estação, algo bem diferente do que foi registrado na primavera de 2015, quando a região Sul foi fortemente influenciada pela atuação do El Niño. Já as temperaturas tendem a ficar próxima da média, com ondas de frio tardias e calor mais persistente a partir de dezembro.

 

Mais em Destaques