DestaquesGeralSaúde

Pronto Socorro Regional é eleito como prioridade para a região no plano estratégico de desenvolvimento regional

0
Compartilhe este post
Ana Lanches

Finalmente o projeto do pronto socorro regional de Espumoso deu um grande passo rumo ao início da construção e realização do sonho regional. A grande novidade da vez é a declaração dos municípios do Corede Botucaraí de que o projeto é a prioridade para a região no plano estratégico de desenvolvimento regional criado nesta sexta-feira, 09, pelos representantes dos municípios integrantes do Corede.

O Coordenador Administrativo do Hospital Notre Dame São Sebastião, Rafael Scolari explica. “Ontem eu participe de uma reunião representando o município de Espumoso para o planejamento da consulta Popular 2017 2018 e para agora na próxima quarta-feira, realizar a reunião de lançamento da campanha. Na mesma oportunidade também participei do lançamento do livro do plano estratégico de desenvolvimento Regional 2015/2030 que é do Corede do Alto da Serra do Botucaraí. ” Explicou Rafael.

O projeto de desenvolvimento está contemplando cerca de 80 projetos e entre eles está incluso o projeto do Pronto Socorro Regional de Espumoso, que se tem expectativa que até o ano de 2030 seja efetivado. “O Plano estratégico de desenvolvimento Regional 2015/2030 é da do Corede do Alto da Serra do Botucaraí está fazendo um planejamento até 2030 para que se tenha noção de quais investimentos o governo do estado deve fazer na região do Alto da Serra do Botucaraí. E a nossa felicidade é que no contexto da saúde o projeto do pronto socorro regional aqui em Espumoso No hospital São Sebastião foi eleito como prioridade. Então a nossa felicidade é que toda aquela batalha toda aquela luta toda uma campanha que todos participaram e que a comunidade criou essa expectativa, e hoje nós temos um documento para dizer que o projeto faz parte do plano de desenvolvimento regional e que não sabemos quando, mas será prioridade de investimentos do governos até o ano de 2030. ” Comemorou Scolari.

O projeto do Pronto Socorro Regional foi o segundo mais votado nas prioridades da consulta Popular e Cidadã de 2013 com 10.426 e em 2014 12.515 votaram como prioridade esta demanda de fortalecimento da infraestrutura do SUS, da construção do anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião.

Em 2015, a consulta Popular e Cidadã elegeu o Pronto Socorro como principal objeto de investimentos no Alto da Serra do Botucaraí, reafirmando a necessidade da implantação de um Pronto Socorro na região.

Orçado em 3,5 milhões de reais, o Pronto Socorro Regional funcionará em anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião com atendimento nos serviços de Urgência e Emergência. O projeto arquitetônico já está pronto e o terreno também está liberado, pois pertence ao próprio Hospital. A obra contempla ampla estrutura física com salas para as equipes técnicas, e equipamentos para o atendimento. O anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião com área 1.500 metros quadrados teria salas para: posto policial, assistente social, sala de espera, avaliações, emergência, observação e local para equipe técnica do Samu.

Mais em Destaques