AgriculturaGeralPolíticaRegião

Regional Sindical do Alto Jacuí participou da Marcha das Margaridas em Brasília

0
Compartilhe este post

A 6ª edição da Marcha das Margaridas reuniu mais de 100 mil trabalhadoras rurais de todo Brasil que realizaram uma caminhada gigantesca do Pavilhão do Parque da Cidade até o Congresso Nacional, paralisando o Eixo Monumental em Brasília, na manhã de quarta-feira (14/8). A manifestação, que é realizada desde 2000, este ano tem como temas a agroecologia e o enfrentamento da violência contra a mulher no campo, além de chamar a atenção para o desmonte das políticas públicas voltadas ao campo e as consequências da reforma da Previdência.

Da regional sindical do alto Jacuí participaram 43 pessoas, sendo 42 mulheres. As mulheres coordenadas pela Sirlei Kogler Fassbinder coordenadora regional de mulheres, Carla Zwicker de Siqueira, vice coordenadora regional de mulheres e Marlene Weber Klassmann coordenadora regional e pela assessora regional, Diana Corazza, buscavam entre o direito à terra, água e agroecologia; democracia com igualdade e fortalecimento da participação política das mulheres; por saúde pública e em defesa do SUS; por autonomia econômica, trabalho e renda.

A Marcha é uma homenagem à Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região, em represália à luta que fazia em defesa dos trabalhadores rurais,  pelos direitos trabalhistas, como carteira assinada, 13º salário, férias remuneradas e respeito aos horários de trabalho.

Mais em Agricultura