DestaquesGeralRegiãoSaúde

Secretaria Municipal de Saúde de Campos Borges realizou o “1° Café com Diabéticos”

0
Compartilhe este post

 

Nos dias 26 e 27 de julho foi realizado na UBS da Vila Operária e na Câmara de Vereadores o “1° Café com Diabéticos“. Evento esse realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Borges.

A Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratada. A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.

O evento foi realizado pensando na prevenção, no tratamento e na qualidade de vida desses pacientes.

Teve como palestrante o Dr. André Fuchs Hermann, o qual ressaltou que o alto número de diabéticos no município, e a dificuldade do controle nos níveis adequados  de glicose vem preocupando toda equipe de saúde.

O café foi montado para mostrar aos  pacientes que eles podem fazer o uso de alimentos gostosos e saudáveis e mesmo assim ter o controle adequado da glicose.

“Quando o paciente faz sua alimentação adequada, toma os medicamentos da forma correta, faz um exercício físico, o conjunto dessas ações faz toda a diferença no controle e na prevenção da doença, reduzindo riscos de complicações futuras.” ressaltou a técnica de Enfermagem Liamara Toledo, uma das idealizadoras do evento.

 “Através de recursos do Programa Farmácia Cuidar+ e da Rede Bem Cuidar, realizamos a confecção de bolsas para o transporte e acondicionamento correto das insulinas, bolsas para o transporte de medicamentos e folders explicativos sobre a Diabetes, a Hipertensão e aplicação correta de insulina, os quais distribuímos nesses dois dias de eventos aos participantes” explicou a farmacêutica da UBS Flávia Bertani.

A Secretaria de Saúde informa que em seu quadro de funcionários tem disponível uma nutricionista e uma educadora física que podem estar auxiliando esses pacientes a fazer uma reeducação alimentar e a prática correta de exercícios físicos.

Qualquer dúvida sobre a prevenção ou tratamento dessa doença procure os profissionais de saúde do município.

*Informações e Fotos: Prefeitura Municipal de Campos Borges

Mais em Destaques