DestaquesEducaçãoGeralRegiãoSaúde

Selbach inova no combate ao Aedes Aegypti: Equipes da saúde são capacitadas em monitoramento com OVITRAMPAS

0
Compartilhe este post

As equipes da Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária do município de Selbach estão dando um passo inovador no combate ao Aedes Aegypti. Em uma recente capacitação ministrada pelo biólogo especialista em saúde da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cruz Alta, Fábio Branco, os profissionais foram treinados no uso eficiente de OVITRAMPAS, um método promissor de monitoramento do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

As OVITRAMPAS, armadilhas de oviposição, consistem em recipientes plásticos de cor preta com boca larga e palhetas de madeira aglomerada. Essas armadilhas serão estrategicamente distribuídas mensalmente por todo o perímetro urbano do município, com o propósito de coletar ovos da espécie Ae. Aegypti. A iniciativa visa detectar precocemente possíveis infestações e monitorar a densidade populacional do vetor, proporcionando uma abordagem direcionada nas ações de controle.

Essa medida inovadora não apenas fortalece a capacidade de prevenção da equipe de saúde local, mas também conta com a colaboração ativa da comunidade. Ao se engajar nesse esforço coletivo, os cidadãos de Selbach contribuem para evitar um novo surto de dengue neste próximo verão. A união de esforços nas diversas atividades de vigilância do Aedes Aegypti destaca o comprometimento de Selbach em manter a saúde da população em primeiro plano, adotando estratégias avançadas para a proteção contra doenças transmitidas por mosquitos.

Mais em Destaques