AgriculturaDestaquesGeral

Vacinação contra a febre aftosa encerra na sexta-feira

0
Compartilhe este post

A Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), contabilizou na segunda-feira (27) em seus sistemas, a vacinação de 65% do rebanho de 12,5 milhões de cabeças, entre bovinos e búfalos. A expectativa é de que 90% dos animais sejam dosados este ano. Sendo que no ano anterior, 97% foram alcançados entre os meses de maio e novembro.

Os produtores devem comprar as vacinas nos locais credenciados pela Seadpr e em seguida comprovar a vacinação por meio da nota fiscal da compra, e declaração de quantitativo de animais vacinados, nas inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária.

O praxo máximo para a validação é de cinco dias úteis após o término da etapa, encerrando o prazo no dia 7 de Junho. Os que não comprovarem as vacinas serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/2015, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.

Os últimos focos da doença no Estado ocorreram entre os anos de 2000 e 2001 e provocaram grandes prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário de 29 mil animais e altos gastos, gerando perdas e impedimentos da comercialização nacional e internacional dos produtos de origem animal e vegetal.

Mais em Agricultura