Os 33 jovens participantes da turma de 2024 do Programa de Jovens Associados da Sicredi Espumoso RS/MG apresentaram, na noite de quinta-feira, 12 de setembro, suas soluções empreendedoras para lideranças da comunidade regional. Os projetos de startups pensados contemplaram uma série de temas e foram apresentados em pitchs de cinco minutos. Ao fim de cada apresentação, foi aberto um espaço para perguntas para incentivar o debate e a troca de ideias sobre as startups.
As apresentações da noite foram o resultado de um trabalho de construção e estudo feito pelos 33 participantes, seus mentores e assessoria pedagógica desde o mês de maio. Durante esse período, os jovens associados realizaram encontros quinzenais, nos quais fortaleceram a cidadania e o cooperativismo por meio de temas como liderança, educação financeira, empreendedorismo e carreira. Com essa preparação, foram realizadas oficinas de comunicação e de criação de soluções a partir de tecnologias de design thinking e MVP, que apoiaram a construção dos modelos de startups e produtos propostos. Esses conhecimentos foram reforçados, ainda mais, após uma expedição de estudos a Nova Petrópolis/RS, cidade berço do cooperativismo no Brasil, e a Porto Alegre/RS, onde conheceram o Centro Administrativo Sicredi (CAS) e o Instituto Caldeira, hub de fomento à tecnologia e inovação no estado.
As startups desenvolvidas pelos jovens foram idealizadas a partir de problemas e oportunidades levantados pelos próprios jovens em suas comunidades. O primeiro grupo a apresentar desenvolveu o Sustentapp, um aplicativo de apoio às práticas de reciclagem de lixo e sustentabilidade, com programa de troca de pontos no comércio local por resíduos coletados. O segundo grupo propôs a criação da Plataforma Connecton, um espaço de conexões e networking para aproximar profissionais no mercado de trabalho. Já o aplicativo Coração Cuidador, pensado pelo terceiro grupo, sugeriu reunir, em um só lugar, cuidadores de idosos e crianças para otimizar a rotina familiar. Em seguida, o quarto grupo de jovens elaborou o Auplicativo, um aplicativo para simplificar a rotina de cuidados com os animais domésticos, com serviços de petshop, hospedagem, passeio, adoção e consultas on-line.
O quinto pitch da noite concebeu a Tech Woman, com a solução Aquaterm, uma térmica tecnológica, com visor integrado e bateria de alta performance, para regular as bebidas na temperatura ideal, de acordo com o gosto de cada um. Na sequência, o aplicativo Shopp Rural, criado pelo sexto grupo, buscou dar apoio para o comércio e a comunicação entre produtores rurais e consumidores na venda dos produtos produzidos no campo. O último grupo a se apresentar trouxe as queimadas como problemática e propôs a criação do Agralert, um sistema para proteger a rentabilidade no campo e alertar sobre incêndios na plantação, composto por dispositivos que identificam o aumento da temperatura nos maquinários agrícolas e liberam um pó químico do tipo ABC, presente em extintores domésticos, para prevenir e combater o início do fogo.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Espumoso RS/MG, Diego Piovesan de Ramos, as ideias e startups apresentadas evidenciam o potencial criativo e de soluções desempenhado pelos jovens associados, o que reforça a importância do Programa não apenas na trajetória de vida desse grupo de cooperados, mas também em toda a sociedade. “O que vimos nesta noite é o poder do trabalho em equipe na busca de soluções voltadas para as comunidades em que nossos jovens estão inseridos. E o Programa de Jovens Associados tem, de fato, o objetivo de ser um laboratório de aprendizagem para que eles conheçam e vivenciem o cooperativismo na prática e aprendam sobre ferramentas que promovam o empreendedorismo e o protagonismo, para que estejam mais preparados para o mercado de trabalho e para liderar as suas comunidades no futuro, trazendo iniciativas que superem obstáculos e visem o desenvolvimento e o bem-estar de todos ao seu redor”.
As apresentações dos pitchs de ideias marcam o fim das atividades de formação do Programa. A cerimônia de formatura dos 33 jovens associados será realizada no mês de outubro, em um evento aberto às escolas da região, chamado Rolê do Sicredi.